Por Aline Bersa, Programação TV Liberal

Divulgação

O artista pop Caio Furto faz sua estreia no Sons do Pará com o single autoral “Deixa Fluir”. O paraense tem uma voz cativante, é cantor, compositor e multi-instrumentista. Sua paixão e veia artística apareceu na infância, ao longo dos anos se tornou um grande músico e aparece como uma grande promessa na cena musical local.

A música “Deixa Fluir” é uma composição autoral de Caio Furto. Uma mensagem de empatia, uma letra que provoca um mergulho na complexidade de expectativas e cobranças próprias, a pressão interna que inquieta e o medo de falhar: “A ideia da música veio em um momento de muita cobrança na minha vida, em casa e no trabalho, sendo que a maior parte dessa cobrança partia de mim mesmo. Vi que muita gente também passa por isso o tempo todo”.

A compreensão e gentileza que o artista tem ao transmitir e trazer para o debate esse assunto. A melodia é um conforto suave para quem convive com muitas exigências: “Pensei em fazer dessa música uma mensagem para mim mesmo, de que está tudo bem em falhar, vá no seu tempo, aproveite o agora, respeite seu processo e sua dor”.

Caio Furto - Deixa Fluir - Sons do Pará

Caio Furto - Deixa Fluir - Sons do Pará

“Pensei nessa letra como uma forma de ‘me abraçar’, de ser meu próprio remetente. Sei que várias pessoas passam por isso, mas fiquei muito surpreso e emocionado ao ver que muita gente se identificou e buscou consolo numa canção minha, a sensação é de propósito”, Caio Furto.

Caio Furto tem muito talento e já traçou uma linda trajetória na música local, passou por bandas e continua com alguns projetos coletivos, porém tem construído uma carreira solo admirável, sem medo de mostrar toda a sua capacidade artistas, expandindo-se dentro de uma variedade de temas e inspirações.

O videoclipe reflete a letra, a melodia e ainda mostra pontos da capital paraense muito bonitos. Caio “Deixa Fluir” muitas sensações pessoais, assim como a letra e melodia, o roteiro do trabalho audiovisual é de uma sensibilidade cativante e envolvente. “O roteiro do clipe foi pensado para provocar um autoconhecimento, e Belém, com toda a sua riqueza, proporciona um encontro entre natureza e urbanidade, que remete ao encontro de sentimentos que podem parecer impossíveis de conciliar, mas encontram uma forma de convivência”, disse o artista.

Sua relação com o pop e a música latina é muito forte e influencia em seus processos artísticos como uma fonte criativa e que o faz dialogar para além de seus escritos, que já são ótimos. A presença desses gêneros em sua identidade surge muito também de uma diversidade pulsante, instigante e que o forjou como um artista com muitas características singulares e uma formação de ritmos em sua maneira de fazer, cantar e ouvir música.

Caio Furto canta single autoral no Sons do Pará e estreia clipe com paisagens da capital paraense - TV Liberal — Foto: Divulgação

“Desde criança, convivi com os mais diversos estilos de música, ouvindo Roberto Carlos com meu pai, muito calipso e brega nas festas em família, assim como o rock na escola. Tudo isso me permitiu absorver vários gostos musicais, onde eu tento condensar, em melodia, as sensações que esses ritmos me causam. Acaba sendo um processo natural”, revelou Caio.

A música autoral “Deixa Fluir” expõe suas vulnerabilidades e chega aos ouvidos como um cartão de visita, com forte identificação com o ouvinte. Este é o segundo single autoral que Caio revela ao mundo. Sua primeira música foi “Meu Bem” com grande aceitação do público paraense. Agora, trilhando a sua caminhada ele fala sobre seus planos futuros: “Pretendo formar um repertório autoral e, a partir disso, conquistar espaço em casas shows e eventos culturais, assim como nas playlists da galera”. Seu segundo single conta com arranjo e produção de Fonse, e vozes de backing vocal de Bela Portugal, Marina Moraes e Erick Braga, além de videoclipe (visualizer) por Ronald Felipe.

Para alguém que tem um dom artístico tão bem desenhado, influências diversas e uma dedicação enorme pelos seus objetivos, Caio passeia por ritmos e gêneros diferentes, o que o torna um cantor com dimensões artísticas profundas. O paraense falou um pouco sobre suas referências na cena musical paraense: “Particularmente, vejo a cena de reggae forte no Pará, então bandas como Reggaetown, Yemanjah, influenciam bastante e se misturam aos ritmos latinos que consumo. O rock também faz parte de mim, admiro muito bandas como Madame Saatan e Georocks”.

Caio Furto nos bastidores da gravação da música "Deixa Fluir" lançamento do Sons do Pará - TV Liberal — Foto: Arquivo Pessoal

“Eu nunca fui bom em me expressar, sinto que a música abriu portas para que eu canalizasse meus sentimentos, assim como me conectou com pessoas que sentiam a mesma paixão, essa é a essência da importância que a música tem para mim”, disse Caio Furto.

Com um enorme potencial criativo, musical, cultural e artístico, a região norte tem ganhado mais projeção, porém ainda faltam incentivos e oportunidades. Esse tema perpassa muitas gerações e os passos em busca da valorização do que é produzido e inspirado aqui são rápidos, mas os resultados muitas vezes não acompanham. Nesse sentido, Caio reflete sobre: “Apesar de ainda precisar melhorar, aumentaram os incentivos culturais, assim como as oportunidades para o artista independente. Além disso, a música nortista vem tomando grande protagonismo Brasil afora, as redes sociais também assumem um papel importante nessa empreitada”.

Caio Furto chega ao Sons do Pará como uma voz promissora no cenário musical e diverso paraense. Um jovem de alma sensível que consegue a atenção do público muito facilmente com todo o seu conjunto artístico. O artista está empolgado com a sua estreia na programação da TV Liberal e reflete sobre o quanto é maravilhosa a sensação de ser reconhecido pelas pessoas:

“Desde a chamada do projeto para a estreia do clipe, já percebi uma repercussão enorme. É imensamente gratificante ver o reconhecimento das pessoas numa proporção que não imaginava ter, fico realmente emocionado em ver isso acontecendo, agradeço muito ao projeto Sons do Pará por isso”, destacou Caio.

Assista na íntegra o clipe da música “Deixa Fluir” de Caio Furto:

Deixa Fluir - Caio Furto

Deixa Fluir - Caio Furto

Acompanhe os lançamentos do projeto Sons do Pará, nas redes sociais oficiais e na programação da TV Liberal.

Mais do onebet jogos

TV Globo e sportv transmitem os jogos do torneio; direto da Alemanha, equipes de reportagem trazem todas as informações da competição

Globo prepara cobertura multiplataforma para a Eurocopa

Nova versão, já disponível nas plataformas digitais, é uma criação dos DJs Dux e Maré

'Lua Soberana' ganha remix inédito para celebrar os 100 capítulos de 'Renascer'

Honraria foi concedida em reconhecimento às contribuições em defesa da liberdade, igualdade, respeito e valorização da população negra brasileira

TV Globo recebe a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro

O ator João Côrtes comenta a experiência de gravar um musical

'Encantado's': Mercado se transforma em Broadway no sonho de Celso
Google
标签: plataforma afun www.bet365.com net365 bets365br esportebet brasil afun com gbet sport net mc esportes aposta casa das aposta 456bet.com
map