Responsabilidade Social

Por Victória Felbinger

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo. No Brasil, o câncer de intestino é o terceiro mais incidente na população.

De acordo com o INCA, são aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. Leia com atenção para não restar nenhuma dúvida ao responder o quiz no final da matéria.

A doença geralmente começa com um crescimento anormal das células do intestino, inicialmente formando pólipos dentro do cólon ou reto, e que se não forem removidos, continuam crescendo e podem se transformar em câncer. Portanto, fazer exames de rastreamento regularmente é a melhor forma de prevenção.

Campanha Março Azul-Marinho — Foto: TV Rio Sul

Ainda de acordo com o INCA, os principais sintomas incluem presença de sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa abdominal.

O câncer colorretal pode gerar um tabu entre as pessoas, embora a doença seja tão comum. Com vergonha de falar sobre o assunto, questões sobre o diagnóstico, qual médico procurar e possível cura podem surgir. Por isso, conversamos com o médico gastroenterologista, Dr. Rodolfo Vasconcelos para tirar dúvidas sobre o assunto:

CAUSAS:

Segundo o Dr. Rodolfo, a maioria dos pacientes com Câncer Colorretal não apresentam fatores de risco, porém devemos redobrar a atenção com as pessoas portadoras de obesidade, história familiar de câncer do trato digestório (estômago e intestino), câncer de mama, câncer de ovário ou útero.

Crescimento da doença entre os jovens

Os estudos mostram o aumento de casos de Câncer Colorretal em pessoas abaixo dos 50 anos, o que era muito incomum nas décadas passadas. Os fatores de redução da idade de aparecimento desse tipo de câncer devem-se principalmente pelo aumento dos casos de obesidade, sobrepeso, hábitos alimentares com poucas fibras, carência de produtos naturais e o aumento absurdo dos alimentos ultraprocessados. Sem nos esquecermos do ressurgimento do tabagismo através dos cigarros eletrônicos que captam os jovens cada vez mais cedo.

Tratamentos e inovações

A grande maioria dos casos são tratados e curados através de ressecções cirúrgicas, cada vez mais precisas e menos invasivas através da cirurgia endoscópica, videolaparoscópica e/ou robótica. Os avanços da quimioterapia têm reduzido a mortalidade por essa doença com medicações cada vez mais eficazes e menos tóxicas.

Uma questão à parte são os casos de câncer do reto distal que respondem muito bem à radioterapia, algumas vezes levando a cura sem necessidade de cirurgia. Portanto é fundamental ser submetido aos tratamentos oncológicos com médicos especialistas nessa área.

Exames realizados para a descoberta da doença

O principal exame para rastreio e diagnóstico do Câncer Colorretal é a colonoscopia. Um exame extremamente seguro na avaliação do intestino grosso, sendo possível não só a visualização da lesão como as biopsias que se fazem necessárias e algumas vezes podendo ser retiradas pela colonoscopia.

Em fases mais avançadas o diagnóstico é realizado através da tomografia computadorizada ou ressonância magnética, mas mesmo nessa fase é indicado o tratamento com altas taxas de cura.

Prevenção

"Segundo a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva todas, vou repetir, todas as pessoas acima de 45 anos devem ser submetidas à colonoscopia com o intuito de localizar e retirar pólipos intestinais, que são as lesões precursoras do Câncer Colorretal em 95% dos casos". Disse o gastro.

Outras formas de prevenção são: manter-se em atividades físicas, controle sobre o peso, ingestão de alimentos naturais e ricos em fibras, evitar alimentos fritos, defumados, embutidos e, principalmente, ultraprocessados. Além, claro, de não fumar e controle no consumo de bebidas alcoólicas.

Fatores de risco

O principal deles é história familiar, portanto toda a família de um paciente portador de Câncer Colorretal deve ser investigada. O tabagismo também é um alto fator de risco, assim como a exposição a alimentos defumados, embutidos e conservados no sal.

Idade ideal para fazer exames de rastreamento

A partir dos 45 anos para todas as pessoas, tanto homens como mulheres.

Médico especialista

Deve-se sempre procurar um gastroenterologista para avaliação de dores abdominais, perda de peso sem causa definida e para exames de rastreio a partir dos 45 anos. Converse sempre com seu médico!

Agora, vamos testar seus conhecimentos para não restar nenhuma dúvida sobre a prevenção ao câncer colorretal.

  1. Quais são os principais sintomas?

    • Presença de sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa abdominal
    • É uma doença silenciosa e sem sintomas em qualquer fase
    • Alteração do hábito intestinal, manchas na pele e ganho de peso
  2. Quais são os fatores de risco?

    • Alimentação com fibras, excesso de bebidas alcoolicas e exercícios físicos
    • Histórico familiar, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, alimentos defumados e sedentarismo
    • Estar no peso ideal, consumo de carne vermelha e tabagismo
  3. A doença vem crescendo entre os jovens?

    • Os estudos mostram o aumento de casos em pessoas abaixo dos 50 anos
    • Os estudos mostram que a doença atinge só as pessoas acima de 70 anos
    • Os estudos não mostram avanços da doença
  4. Qual exame realizado para detectar a doença?

    • Mamografia
    • Ultrassonografia
    • Colonoscopia
  5. Como prevenir o câncer colorretal?

    • Não tem como prevenir
    • Fazer exames regularmente após os 45 anos, manter-se em atividades físicas e ingerir alimentos naturais e ricos em fibras
    • Fazer exames regularmente após os 60 anos, comer carne vermelha e alimentos ultraprocessados
  6. Qual a idade ideal para fazer exames de rastreamento?

    • 55 anos
    • 60 anos
    • 45 anos
  7. Qual médico procurar para avaliação?

    • Gastroenterologista
    • Angiologista
    • Ginecologista
  8. Qual a incidência da doença?

    • O câncer de intestino é o mais incidente na população
    • O câncer de intestino é o terceiro mais incidente na população
    • O câncer de intestino é o décimo mais incidente na população
Mais do onebet jogos

Nova versão, já disponível nas plataformas digitais, é uma criação dos DJs Dux e Maré

'Lua Soberana' ganha remix inédito para celebrar os 100 capítulos de 'Renascer'

Honraria foi concedida em reconhecimento às contribuições em defesa da liberdade, igualdade, respeito e valorização da população negra brasileira

TV Globo recebe a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro

O ator João Côrtes comenta a experiência de gravar um musical

'Encantado's': Mercado se transforma em Broadway no sonho de Celso

Rubro-negro faz confronto decisivo com o Bolívar (BOL). Já a equipe alviverde garante a classificação até com um empate diante do Independiente Del Vale (EQU)

TV Globo mostra nesta quarta-feira duelos de Flamengo e Palmeiras pela 5ª rodada da Copa Libertadores
Google
标签: bet365 brasil login sport jogos aposta casada bet365 com br baixar bet365 no celular 365bets net365 www bet365 casa aposta esporte bet365
map